Ao contrário dos jogos anteriores da série principal, que empregavam a animação de sprites desenhados à mão, The King of Fighters XIV usa modelos 3D, no entanto a área de combate permanece em um plano estritamente bidimensional e mantém os mesmos mecanismos básicos de seus antecessores.[4]
O produtor do jogo Yasuyuki Oda, que ja tem experiencia nesse rumo de jogos de luta por ter trabalhado na serie de jogos Street Fighter 4, Street Fighter X Tekken e já trabalhado na SNK nos anos 90 com Garou Mark Of The Wolves disse em uma entrevista para o 4Gamer que o objetivo principal para este título é para torná-lo "o KOF mais fácil de jogar" da série. De acordo com ele, as duas principais razões para fazer a transição para o 3D é se adaptar às máquinas high-end e dar experiência 3D para SNK para que eles possam competir no mercado de console novamente. Ele acha que é difícil transmitir adequadamente o charme do elenco de KOF em 3D, mas espera que os modelos dos personagens continuem a melhorar a partir de sua revelação inicial. Oda espera atender aos fãs de KOF '98, KOF 2002 e KOF XIII com a mecânica deste jogo.
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